REVIEW: Barraca 3f UL Lanshan 1

Reproduzido de: https://www.3fultralight.com/

Para quem faz trilhas solo ou está procurando reduzir peso e volume do conjunto de equipamentos, a barraca é geralmente um dos itens que mais dificultam o processo, principalmente para quem mora no Brasil. As opções de barracas disponíveis no mercado em geral são pesadas, as opções mais leves ou são muito caras ou não são tão mais leves ou práticas que as demais. Infelizmente não temos disponíveis aqui tantas opções facilmente encontradas nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Felizmente novidades surgem a todo o momento e o mundo hoje é conectado, possibilitando descobrir e adquirir alguns produtos com excelente custo-benefício, como a Barraca 3F Lanshan 1, objeto desse review. A barraca 3F UL Lanshan 1 é uma barraca de três estações para uma pessoa, de fabricação chinesa disponível para compra no AliExpress. Após ler sobre ela em um grupo de discussão no Facebook e ler comentários positivos na Internet, adquiri um exemplar na cor branca em 2018, ao custo aproximado de R$ 330,00, sendo entregue em menos de um mês.

Como a avaliação foi realizada?

As informações aqui apresentadas são baseadas em cinco usos entre 2018 e 2019, sendo dois pernoites em camping estruturado (um deles com chuva), duas travessia com um pernoite no Cerrado e uma travessia com um pernoite em montanha (Serra Fina). Informações complementares foram extraídas de reviews e grupos de discussão na internet. À medida que novas observações sejam feitas, serão incorporadas ao texto.

Materiais, construção e características de destaque

A barraca 3F UL Lanshan 1 é uma barraca de três estações para uma pessoa, de fabricação chinesa. É do tipo parede dupla, possuindo sobre-teto fabricado em silicone duplo 20D com coluna d´água de 2000 mm e o vestíbulo/quarto fabricado em tecido telado de nylon 20D e chão, no formato banheira (bath tube), em nylon impermeável de silicone 20D com coluna d´água de 5000 mm. No site da fabricante são apresentadas as cores branca, preta e verde. No AliExpress é possível encontrar também as cores amarela e vermelha.

O sobre-teto não possui pontos comuns ao quarto, sendo fixado por ganchos plásticos em argolas presas ao quarto. Essa característica facilita a montagem e permite também separar as duas peças para uso apenas do sobre-teto como abrigo, sendo opcional adquirir o footprint separadamente.

Possui formato piramidal e sua montagem depende do uso de um bastão de caminhada, não sendo auto-portante. Ou seja, ela precisa estar bem firmada ao solo para permanecer em pé, ao contrário das barracas do tipo iglu e geodésicas. Nesse sentido, não há varetas, apenas estacas/specks em alumínio

Barraca 3f Lanshan 1 durante a travessia da Serra Fina em 2 dias.

A barraca possui uma única porta que ocupa metade da parede frontal e um avanço composto por duas lâminas com um zíper comum, possibilitando enrolá-las de forma independente.

O peso total da barraca e saco de compressão é de 950g, sendo possível compactar o conjunto até as dimensões de 28 cm, dimensão que facilita colocar a barraca na mochila. O peso da estacas é de apenas 81g. Acompanha o kit material para remendo e 4 cordeletes.

Barraca compactada, pesando apenas 950g com 28cm de comprimento.

Capacidade

De maneira geral, há espaço interno suficiente para uma pessoa e equipamento e, em caso de necessidade, duas pessoas magras sem equipamento. Entretanto, pessoas maiores de 1,80 m podem sentir a barraca um tanto apertada nas extremidades, pois devido ao seu formato piramidal, as paredes internas são bastante inclinadas e podem tocar a cabeça ou o rosto.

A barraca é alta o suficiente – atinge 1,25m em seu ponto mais alto – para o usuário sentar-se e movimentar-se em seu interior. O espaço externo no avanço/varanda também é amplo, possibilitando proteger mochila, equipamentos de cozinha ou calçados e até mesmo cozinhar no caso de chuva.

Barraca durante acampamento em camping estruturado com uma das lâminas do avanço enrolada.
Detalhe do espaço interno da barraca, contendo: saco de dormir sobre isolante inflável, mochila, vesturário e acessórios.

Durabilidade

Exceto a qualidade das estacas (specks), até o momento não foram detectados rasgos ou defeitos no equipamento. Outros reviews na internet feitos ao longo de dois anos também não apontaram problemas estruturais.

A impermeabilização é eficiente e não foram observados pontos de entrada de água no sobre teto. A barraca, quando bem fixada, resiste bem a ventos fortes.

Não há nenhuma informação no site sobre serviço de atendimento ao cliente, garantias ou devoluções, o que pode ser um complicador caso o produto venha com defeito de fábrica ou apresente algum defeito ao longo do uso.

Conforto, ergonomia e usabilidade

Por não ser um modelo auto portante, usuários tradicionais de barracas iglus podem ter dificuldades na montagem nos primeiros usos, seja para entender a montagem, seja para montar a barraca em superfícies irregulares ou com solo rochoso. O primeiro problema é facilmente resolvido assistindo alguns vídeos no youtube e fazendo alguns testes em ambiente controlado (quintal ou gramado de um parque). Nesse sentido é sempre relevante lembrar: não deixe para aprender a usar seu equipamento na trilha. Sempre faça testes em ambientes controlados.

A montagem exige que, primeiramente, as estacas sejam colocadas nos cinco passadores elásticos nas pontas do chão da barraca, assegurando que o tecido esteja bem esticado. Na sequência, é necessário colocar o bastão de caminhada no ilhós localizado no chão, próximo à porta, e regular a altura entre 115 e 125cm, a depender de quão tensionado estiver a barraca. Por fim, o usuário deve esticar ou afrouxar os cantos da barraca e prender os cordeletes laterais conforme o necessário. No caso de montagem sobre superfícies mais duras ou rochosas, é necessário usar cordeletes nos passadores para enrolá-los em rochas, árvores ou outros objetos de peso suficiente para seguraram a barraca.

Tanto a porta do quarto quanto as lâminas do avanço podem ser enroladas e presas em fitas, para permitir a abertura constante. O quarto possui bolso na parte interna e um gancho no teto para pendurar objetos como headlamp.

As estacas (specks) originais são bastante leves mas não muito resistentes. Além disso seu formato não é muito funcional nem ergonômico, dificultando enterrá-las em solos mais duros e prender os cordeletes. Algumas arestas e pontas podem estar afiadas o suficiente para machucar a mão. Nesse sentido a melhor opção é usar o pé para enterrar as estacas ou substituí-las por outro modelo feito com alumínio, com o formato tradicional de gancho. Além disso, os sulcos acumulam muita sujeira, em especial em solos mais argilosos, tomando tempo na hora da desmontagem.

Detalhe da estaca original de fabrica. Atentar na foto da direita para a cabeça chata da estaca, pouco anatômica e funcional.

A cor branca do sobre-teto pode não bloquear suficientemente a luz em locais com maior poluição luminosa e suja com maior facilidade. Entretanto, para ambientes mais quentes e de maior incidência solar como o Cerrado, é um fator positivo por refletir mais radiação solar e diminuir a temperatura interna na barraca durante o dia.

As paredes do quarto integralmente em material telado garantem uma boa ventilação e, de acordo tanto com nossos testes quanto com as avaliações na internet, eliminando qualquer problema de condensação, principalmente se o sobre teto estiver bem esticado e sem encostar nas paredes do quarto. Em contrapartida o material telado permite a entrada de ar frio, o que pode ser desconfortável para pessoas com menor tolerância ao frio ou que não estejam com um saco de dormir adequado.

A desmontagem é rápida e simples assim como guardar a barraca no saco de compressão, que pode simplesmente ser empurrado e compactado. O saco de compressão possui fecho por fivela e fita regulável o que facilita o fechamento e a compactação.

Ficha resumo (Escala de 0 a 5)

  • Materiais, construção e características de destaque: 4,5
  • Capacidade: 5,0
  • Durabilidade: 4,5
  • Conforto, ergonomia e usabilidade: 4,5
  • Média: 4,6
  • Pontos positivos: preço baixo; baixo peso; espaço interno; ventilação.
  • Pontos negativos: formato e resistência das estacas (specks); ausência de serviço de atendimento ao cliente, garantia e devolução; não é auto-portante.

Opinião final

A barraca 3f UL Lanshan 1 tem se mostrado a barraca para uma pessoa com melhor custo benefício disponível atualmente. O preço baixo, a funcionalidade e a qualidade da construção a tornam uma forte competidora no nicho de barracas ultraleves e interessante opção para quem deseja um equipamento mais leve para trilhas solo ou reduzir o volume e peso do seu kit de equipamentos. A montagem, qualidade das estacas e o fato de não ser autoportante podem ser dificultadores para usuários pouco acostumados com esse tipo de equipamento e a ausência de informações sobre serviço de atendimento ao cliente, garantia ou devoluções são pontos que devem ser considerados na hora da aquisição do produto.

Informações complementares:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s