REVIEW: Mochila Trilhas & Rumos Alpina 43

Hoje dou início aos posts de review e opinião sobre produtos. O intuito é fornecer informações precisas e relevantes sobre produtos que eu e alguns amigos já usamos, para ajudar os leitores na aquisição de seus equipamentos. Provavelmente não conseguiremos testar e avaliar todos os equipamentos disponíveis no mercado, mas aquilo que estiver ao nosso alcance, faremos com excelência. Para inaugurar a seção de reviews, escolhi a Mochila Aplina 43, da Trilhas & Rumos.

A mochila Alpina 43, da fabricante brasileira Trilhas & Rumos é uma mochila de média litragem, concebida sob o conceito da escalada alpina. Além da prática da escalada alpina, a mochila pode ser usada na prática de trekking e escalada esportiva, além do uso em viagens. O modelo substituiu a antiga Alpina 42 e seu preço na internet varia de R$ 340,00 a R$ 434,00.

Como a avaliação foi realizada?

As informações aqui são baseadas no feedback dos vários usuários ao longo de três anos. Este item foi adquirido em 2016 do comprador original, com apenas uma ocasião de uso. Desde então a mochila vem sendo usada em diversas trilhas sem e com pernoites, demarcadas e em atividades exploratórias, por diferentes pessoas incluindo clientes da Aluguel para Trekking em roteiros como Monte Roraima, Serra Fina, Serra dos Órgãos, Sete Quedas.  A mochila já foi usada também para transporte de equipamentos de escalada, viagens e atividades exploratórias do Caminho dos Veadeiros.

Materiais, construção e características de destaque

Segundo o fabricante, a mochila é feita em nylon Risptop com fundo reforçado. O peso aferido com balança foi de 1,47 kg, incluindo a capa de chuva. Possui alças e barrigueira acolchoadas, bolsos laterais em tecido expansível com corte inclinado e bolsos menores com zíper em cada aba da barrigueira. As alças possuem elásticos e pequenos bolsos no mesmo tecido dos bolsos laterais. Possui estrutura interna com placa rígida e haste metálica (alumínio). O costado possui três blocos de contato/apoio, feitos em espuma ondulada, o que garante, junto com o canal entre os blocos, maior circulação do ar e resfriamento.

A tampa superior possui um bolso com zíper na parte externa, onde está armazenada a capa de chuva, que é removível. A tampa possui fecho com travas, e cobre a boca da mochila, com fecho com cordelete, e possui um bolso interno em tecido telado. A mochila tem o desenho voltado ao estilo alpino, sendo mais estreita, em formato de saco sem abertura inferior para saco de dormir e com corte inclinado na parte inferior da mochila. Tais características deixam a mochila mais leve, mais funcional e ágil, focando no necessário e útil.

Possui loops e elásticos para fixação de piqueta de neve ou bastões de caminhada. Apresenta um elástico cruzado maior na parte frontal, o qual pode ser utilizado para fixar isolante térmico ou jaqueta. Há também tiras de compressão nas laterais. Na parte interna da mochila há compartimento para bolsa de hidratação, com saída para mangueira. Há ainda um pequeno bolso na parte interna do costado e um gancho para prender chaves ou outros objetos.

À esquerda, detalhes da parte do costado e alças. O costado em 3 blocos em espuma ondulada com canal para circulação de ar entre eles. Bolsos nas alças e barrigueira. Na parte superior, a saída da mangueira da bolsa de hidratação e zíper do bolso que contém a capa de chuva (indicada pelo desenho de guarda-chuva). À direita, detalhe da lateral da mochila, com as tiras de compressão e bolso em tecido expansível e corte inclinado.

Capacidade

Segundo as informações do fabricante, a mochila tem capacidade de 43 litros e é recomendada para até 10 kg. Essas características permitem que seja utilizada com tranquilidade por autônomos em trilhas com um pernoite com equipamentos padrão/intermediários. Adotando equipamentos e princípios de lightweitght backpacking é totalmente possível utilizar esta mochila em trilhas de 3 a 5 dias. Como exemplo, essa mochila foi utilizada na travessia da Serra Fina em dois dias, em Junho de 2019, com todo o equipamento necessário para uma trilha confortável e segura, totalizando 12kg com 3L de água. Para mais dias, autônomos necessitam de equipamentos ainda mais leves e compactos, adentrando no universo do ultralight backpacking. A capacidade de 43 litros e 10 kg é suficiente para atender trilheiros que estejam em expedições com serviços de carregadores e cozinha, como no Monte Roraima, Trilha de Salkantay ou Caminho Inca.

Um ponto bastante positivo é que os bolsos laterais são expansíveis e podem acomodar garrafas de água de 1,5L, a depender da organização interna da mochila. Isso permite descartar a bolsa de hidratação, liberando mais espaço interno.

Mochila Alpina 43 e demais equipamentos utilizados na travessia da Serra Fina em dois dias.
Mochila Alpina 43 durante a travessia da Serra Fina. O elástico cruzado frontal é útil para prender anorak e isolante de EVA. Elásticos e loops (na parte inferior) padrão para fixar piqueta para neve ou bastão de caminhada.

Durabilidade

Após 3 anos de uso intenso a mochila ainda está em bom estado de conservação, sem avarias significativas. Apesar de alguns arranhões, não há rasgos ou furos. Um ponto a se destacar é um aparente desgaste e ressecamento na boca da mochila. Apesar disso, a mochila ainda poderá ser utilizada por mais tempo. Os bolsos laterais, apesar de serem de um tipo de tela elástica não apresentam, até o momento, rasgos ou furos. A ausência de avarias demonstra a qualidade dos materiais escolhidos pela Trilhas&Rumos, adequados para os ambientes das trilhas aqui no Brasil, com muita vegetação fechada.  Um ponto que merece ser destacado aqui é a garantia vitalícia da Trilhas & Rumos contra defeitos de fabricação.

Mochila Alpina 43 durante atividade exploratória do Caminho dos Veadeiros (esquerda) e escalada ao Prateleiras (direita). Os materiais empregados na construção da mochila são duráveis e resistentes ao atrito com granito e vegetação. Detalhe para os bolsos laterais em tecido expansível, podendo acomodar garrafas de 1,5L.
Ressecamento na boca da mochila, único ponto de desgaste significativo e aparente. Apesar disso, não há prejuízo ao uso do equipamento. Na foto também é possível observar o gancho e o bolso interno, que permitem uma boa organização do material durante as atividades.

Conforto, ergonomia e usabilidade

Este é um ponto que dividiu as opiniões dos usuários. Para alguns a mochila foi excelente, e em outros casos, principalmente mulheres mais magras, houve reclamação quanto à barrigueira. Nesses casos, foi relatado que a barrigueira machucava, causando pequenas assaduras. Por não ser uma mochila cargueira propriamente dita, o acolchoamento das alças e barrigueira não é tão espesso, o que pode ser a origem deste desconforto. Tanto que em alguns casos alguns usuários colocaram uma canga ou toalha pequena abaixo da barrigueira e relataram melhoria no conforto. Essa é uma característica que poderia ser melhorada pelo fabricante, de forma a adequar o equipamento a diferentes biotipos.

Entretanto, a mochila possui um sistema de regulagem de altura das alças, para melhor adequação ao corpo do usuário. Esse sistema é composto por velcro e uma fita que corre entre o costado e o corpo da mochila, oferecendo quatro estágios de altura: S, M, L e XL. Tendo isso em consideração, é possível que a regulagem errada por parte dos usuários possa ter contribuído para o desconforto relatado no parágrafo anterior.

À esquerda pode-se observar a ondulação da espuma dos blocos do costado e o acolchoamento pouco espesso das alças e barrigueira. À direita a fita para regulagem de tamanho, com quatro opções: S, M, L e XL. O sistema de regulagem de tamanho é simples e funcional e é composto pela fita, que corre por uma fivela, e velcros, localizados na parte interna do costado.

Os bolsos laterais com corte inclinado facilitam o acesso às garrafas de água e recolocação, economizando tempo e energia para hidratar-se. O furo de saída para mangueira do cantil de hidratação é estreito e pouco expansível, dificultando um pouco a passagem do bico.

A mochila é bastante prática, equilibrada e funcional. Devido ao seu desenho estreito e fundo inclinado é muito eficiente para deslocamentos em mata fechada, corredores de pedra e subidas e descidas em ‘escalaminhadas’, não enroscando nos elementos do meio. A mochila não foi usada em escaladas alpinas, mas considerando a sua concepção para esse fim e considerando as impressões em outros usos, provavelmente teria um bom desempenho.

Dado suas dimensões e volume, é uma mochila que pode ser levada como bagagem de mão, o que facilita e barateia viagens de avião para trilhar ou não. A título de curiosidade, a mochila acomoda notebooks de 16 polegadas.

Mochila Alpina 43 em uso por cliente da Aluguel para Trekking durante expedição ao Monte Roraima. (Foto: Érica Moreira)

Ficha resumo (Escala de 0 a 5)

  • Materiais, construção e características de destaque: 5,0
  • Capacidade: 5,0
  • Durabilidade: 4,5
  • Conforto, ergonomia e usabilidade: 4,0
  • Média: 4,6
  • Pontos positivos: baixo peso; desenho prático e funcional; durabilidade; garantia vitalícia
  • Pontos negativos: acolchoamento na barrigueira; furo estreito para mangueira do cantil de hidratação;

Opinião final

A mochila Trilhas & Rumos Alpina 43 é uma mochila extremamente funcional, com ótimo custo-benefício, excelente construção e muito versátil, tendo bom desempenho em escaladas, trekking e viagens. Algumas pessoas podem sentir incômodo com a barrigueira, sendo recomendado provar a mochila antes de adquiri-la. É uma ótima opção de equipamento para quem está procurando reduzir peso e volume (lightweight/ultralight backpacking) e para praticantes de escalada esportiva e alpina, ou para quem procura uma mochila de média litragem para um trekking com equipe de apoio.

1 comentário Adicione o seu

  1. Leandro Silva disse:

    Show de bola a avaliação pois estava pesquisando muito sobre a mochila este review me ajudou muito, parabéns!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s